terça-feira, 2 de novembro de 2010

Falta senso crítico e discernimento no mundo virtual

Será que tudo que se lê e se vê na internet é verdade? A resposta é simples, claro que não. Mas na prática essa simplicidade da resposta não se aplica. Da mesma forma que precisamos estar atentos ao que é divulgado na TV, Jornal e outros meios de comunicação, na internet a lógica é a mesma. Precisamos desenvolver filtros e analisar a avalanche de informações que recebemos diariamente. Correntes de tudo, santos, criancinhas desaparecidas, noticias falsas plantadas e mais recentemente correntes políticas. Em outro post comentarei sobre alguns casos curiosos dos candidatos. Mas o que mais me chamou a atenção é a falta de crivo das informações recebidas, as pessoas recebem essas correntes, engolem tudo, não questionam e saem repassando, tomando aquela informação como verdadeira. É chocante a falta de informação das pessoas. o ensino no país é uma vergonha, não se formam cidadãos críticos, questionadores, mas ao contrário, os alunos vão sendo empurrados de uma série a outra, o único objetivo é diminuir os índices de reprovação e melhorar as estatísticas. Não é de se estranhar que a grande a maioria das pessoas não possuam uma crítica fundamentada. Escolhi o vídeo abaixo que fala desse tema. Convido a todos que assistam ao vídeo, a palestrante é uma especialista nessa área, parece uma metralhadora falando. Iniciem esse exercício não acreditando em nada do que escrevi acima, questionem, critiquem, comentem. Alexandre Malosti 
A Era da Busca: oráculos digitais
Qual a importância da busca na vida humana? Como a crescente utilização dos ambientes digitais online, tanto móveis quanto desktop, interferem na orientação do que buscamos? Questões sobre privacidade, controle, poder, são abordados, mostrando a influência que os buscadores digitais (Google, Yahoo, etc.) exercem sobre o cotidiano das pessoas e a sociedade, funcionando como verdadeiros oráculos, os oráculos digitais com  Marta Gabriel. Clique na imagem e assista ao vídeo.
Palestra do módulo Mundo Virtual exibida pelo programa Café Filosófico e CPFL na TV Cultura.
Alexandre Malosti

3 comentários:

Anônimo disse...

Já pensou em escrever sobre outras coisa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brinks! cara vc escreve bem !

Diego Malosti disse...

ta loko em primo vc esta cheio de blog pela net !!! gostei sobre o q vc escreveu !!! legal !


Abraços !!!

Alexandre Malosti disse...

Diego, obrigado pelo elogio.. E quanto a escrever sobre outras coisas.. é claro que posso... Se quiser sugira algum tema de seu interesse... Mas semanalmente terei novos posts aqui.. falando de atualizades. Abraço.