domingo, 11 de março de 2012

POESIA E CUPINS


Durante a montagem do varal de poesias no último dia 10 de março na Praça Santa Terezinha em Taubaté, não pude deixar de observar a falta de cuidado e descaso com as árvores do local. Infelizmente Taubaté hoje é um DESCASO generalizado. Não vou ser redundante em falar da paralisia de nosso poder público que não consegue cuidar de pessoas, quem dirá preocupar-se com árvores.
Fico me perguntando, por exemplo, como pode em uma cidade como Taubaté, com universidades com cursos de Agronomia, Biologia, Arquitetura e Urbanismo, entre outros não promoverem  ações em nossas praças e patrimônios públicos. Não seria interessante para os estagiários desses cursos “colocarem a mão na massa” e praticarem o que estão aprendendo nas salas de aula? Não seria interessante para as universidades e empresas da região dar uma contrapartida para a população da cidade?

A praça Santa Terezinha, assim como outras de nossa cidade, deveriam ser cartões postais para visitantes e para as pessoas da cidade que as freqüentam e no entanto o que vemos é falta de manutenção, árvores doentes, ocas, apodrecendo até caírem.
Durante esse evento outro comentário que nos deixa decepcionado e demonstra mais uma vez descaso, falta de consciência e a não valorização de nossa história e cultura. Segundo uma amiga, uma historiadora veio para cidade toda empolgada pesquisar sobre Monteiro Lobato e começou a perguntar por prédios da época que contariam sua história e ficou estarrecida ao descobrir que a maioria desses locais não existe. Taubaté grita que é terra de Lobato e não preserva sua história, seu patrimônio cultural. Briga por títulos, mas causa decepção nos visitantes.
Desejo sinceramente que as coisas mudem e que a atuação de nossos próximos dirigentes venha com lucidez e que nós cidadãos tenhamos mais consciência para exigir o cuidado e respeito que nossa cidade merece.

Achei um link onde um "grupo de amigos" fez levantamento das espécies que existem na praça. Confiram:

Um mapeamento feito por um grupo de amigos, preocupados com a preservação da Praça Santa Terezinha, catalogou 390 árvores espalhadas pelo local.

Entre elas espécies em extinção, como pau-brasil, palmeiras babaçu, mogno e canelas no total são mais de 120 espécies diferentes.

A praça também possui exemplares frutíferos, como abacateiros, pitangueiras e cerejeiras. O registro é feito há mais de dez anos e continua sendo atualizado.


Fonte: http://www.guiataubate.com.br/canais/noticia,2714,arvores-em-extincao-sao-catalogadas-na-santa-terezinha.html   

Alexandre Malosti

2 comentários:

Marli disse...

Oi Ale, que absurdo! Até as árvores da casa da minha mãe estão em melhores condições. Aliás ela cresceu na roça e ama a natureza. Ela não pode ver um terreno baldio ou um pequeno espaço de terra que ela planta algumas árvores e o mais importante, cuida das árvores. Ela até chora quando alguém corta uma árvore. Que triste a situação das árvores nas praças de Taubaté. Obrigada por expor essa situação terrível.

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Marli eu também fico triste.... infelizmente nossa cidade toda está assim.... cupins em árvores, na politica, na administração pública.. enfim..um caos... as eleições estão proximas espero que tudo melhore. Infelizmente a maioria das pessoas não percebe nesses pequenos detalhes uma situação mais macro.... fazer o que... fiz minha parte... Abraços e obrigado pelo comentário...