domingo, 8 de setembro de 2013

POR QUE ESPERAMOS QUE NOS CONCEDAM AQUILO QUE JÁ É NOSSO?


Nossas limitações nos cegam.
Estamos tão habituados a seguir regras, trilhar caminhos traçados por outros e a seguir padrões que ficamos esperando que nos concedam aquilo que já é nosso. 
Ser livre é ter posicionamento, é poder optar, fazer escolhas e até errar.
As regras sociais existem, mas a reflexão aqui sugerida é mais ampla e profunda, um diálogo interno que seja capaz de avaliar que até para ser livre esperamos do outro ou de algo a concessão daquilo que já nos pertence.
Olhar em nosso entorno e entender que nossa construção independe dos fatores sociais. Internamente podemos e devemos exercitar nossa ampla capacidade de discernimento, de liberdade e como isso irá interagir com o mundo externo é outra história, que nos exigirá posicionamentos, mas que sejam feitos de forma consciente.
Viver livremente é um direito nosso e somente dessa forma saberemos o que realmente nos interessa nessa vida.

Não cabe a ninguém determinar caminhos ou escolhas ao outro, isso só acontece quando não exercemos nosso direito de sermos livres e estabelecermos internamente nossas próprias regras. 

6 comentários:

Lucimara Fernandes disse...

Ale,
Esperamos que nos concedam porque na verdade não somos totalmente livres como acreditamos ser... Vivemos em sociedade e para vivermos bem sempre teremos que respeitar os limites do outro... E esses limites provam que não somos tão livres assim... Nem os eremitas são livres como pensam ser... Pois tiveram que abrir mão da convivência social para viverem "livres"... Então que liberdade é essa?
É triste, mas a liberdade total é uma utopia...
Adorei o post e o seu retorno ao blog!
Grande beijo!

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Lucimara, discordo de você.... nossa liberdade não depende de nosso viver em sociedade, ela é interna, é uma sensação, é sentir-se. Isso depende só de nós e nada tem a ver com o outro.... o outro, ou os outros são acasos, a liberdade é nossa, individual.... como lidar com os outros é procedimento, as vezes cirúrgico kkkk. Beijos e adorei voltar...

Jacqueline Mattos disse...

"Liberdade é uma utopia, um sentimento...é a coragem de se decidir por algo que te fará sorrir ou te fará chorar num futuro que não sabemos onde está...liberdade e olhar pra dentro de si e suportar na minha mente meus maiores abismos e sucessos. Gostei do artigo Lê, parabéns pelo retorno, beijos."

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Jacqueline ... que bom que gostou...
Mas também discordo.. LIBERDADE NÃO É UTOPIA... internamente é uma opção ... e totalmente realizável.... quando você diz coragem de se decidir, olhar para dentro de si.. isso não é utópico.. é REAL, possível.... bEIJOS

Karina Aldrighis disse...

Ale, adoro a nossa liberdade, principalmente a minha liberdade literária, ótima matéria com otimo tema! bjs

Alexandre Malosti disse...

Obrigado Karina.. liberdade é isso ... sentir-se .... ter consciência.... beijos