segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pequenas iniciativas podem gerar mudanças?

Falar de cultura hoje não é coisa simples. São tantos os problemas do cotidiano que a maioria percebe a cultura como algo distante e que não faz parte de suas vivências diárias. A cultura está tão elitizada que as pessoas esquecem que gestos do cotidiano refletem a nossa cultura. Uma das definições mais utilizada para definir o que é cultura diz o seguinte:
“... aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Edward B. Tylor
Partindo dessa definição podemos entender que cultura não é moda, não pertence apenas aos letrados e acadêmicos, pelo contrário, ela se faz através de nossas vivências.  
No último dia 10 de maio o blog Tangram das Idéias esteve representado no Evento Choque Térmico: Arte e Cultura em Taubaté, um evento realizado sem verbas ou patrocínios, apenas boa vontade de algumas dezenas de pessoas que coloboraram com parte de seu tempo para levar cultura a uma praça da cidade.  

O Tangram participou do varal de poesias com textos de seus autores e com presságios poéticos. Uma iniciativa tão simples, sem necessidade de grandes investimentos que aguçou a curiosidade de centenas de pessoas que passavam por ali. No corre corre do seu cotidiano, pessoas paravam para ver o que era aquilo, outras faziam leituras das poesias, das reflexões e textos e ainda algumas perguntavam se poderiam levar aquele texto para casa. A curiosidade sobre os presságios poéticos permitiu que centenas de pessoas tivessem acesso a trechos de poemas de grandes autores de nossa literatura e autores internacionais. Tudo isso de forma descontraída.
Que diferença isso fez para cada pessoa, não temos como mensurar. No mínimo algo diferente estava acontecendo naquele local e por alguns momentos muitas pessoas pararam e curtiram. Tornaram-se mais cultas com isso, não sei, mas o cotidiano delas por alguns minutos foi modificado.
Parabéns a todos. Independente da expectativa de cada um e de que mudanças puderam ser realizadas, algo foi feito.
Alexandre Malosti

Nenhum comentário: