domingo, 20 de fevereiro de 2011

07 VIRTUDES: A HUMILDADE

Do lado oposto ao orgulho, está a humildade. O principal significado associado a ela é MODÉSTIA. O modesto é aquele que nunca está preocupado em mostrar-se mais do que é. Ao contrário, freqüentemente minimiza suas qualidades. Mas não faz isto porque não as veja. Ao contrário: é porque as vê que não precisa mostrar-se mais do que é. O modesto tem uma auto-imagem boa. Tem boa auto-estima. Ao se relacionar com os outros, está seguro de seu valor e por isto não precisa nem competir nem se defender. Encontrar a humildade é encontrar a boa auto-estima, a auto-aceitação.
Não é à toa que todas as religiões pregam a humildade: a humildade traz paz interior e paz no convívio com os outros.
A humildade é o verdadeiro propulsor que leva o ser humano ao auto conhecimento, a se desvendar por inteiro, a se olhar sem máscaras ou retoques, a se mostrar diante do mundo como realmente é.
Aprendemos que humildade é submissão. É aceitar a tudo e a todos sem questionar.
Que grande engano, pois o humilde não tem medo de se revelar como é. Sabe das suas limitações momentâneas, ou dificuldades temporárias, mas não se envergonha por isso. Sabe que é perfeito da maneira que é. Não precisa ser mais do que é, sentindo-se pleno e feliz exatamente do jeito que é.
Quem pratica verdadeiramente a humildade, sabe que tem o poder de criar e de aprender o que quiser a qualquer momento.
Tudo é possível para ele, pois não teme a sí mesmo, ou o que possa acontecer consigo. Olha-se de frente, e enxerga o poder criador dentro de sí, não necessitando buscá-lo no mundo externo.
Portando ser humilde é saber se posicionar de maneira própria e única, sem nada temer, pois sabe que nada pode abalá-lo ou destruí-lo, conhecedor que é da força criadora do seu espírito eterno.

“O mar é grande porque se coloca abaixo do nível dos rios. Desconhecido”

Um comentário:

regina disse...

Muito interessante sua opinião sobre a humildade.Eu nunca tinha olhado por esse angulo, de que o humilde na verdade tem uma elevada autoestima.De fato acho que tem razão, só alguém muito seguro de si reconhece e aceita suas limitações.E acima de tudo sabe de seus valores e ñ faz alarde disso.
Gostei!! Bjss