domingo, 29 de janeiro de 2012

PAPEL MACHÊ, FOLIA DE REIS E POLENTA

Tremembé esconde um tesouro, fica em uma ruazinha sem saída. Já na entrada uma recepção calorosa de uma artista internacional, seus trabalhos já percorreram diversos países. Seu recanto, um local simples, porém aconchegante onde se respira cultura, responsabilidade social e arte. Um quintal das antigas, chão de terra, árvores e um “poodle” um tanto mal humorado. Com mãos abençoadas, Dalila através da técnica do papel machê, recicla e cria obras de arte.  Máscaras, bijuterias, esculturas e telas retratam a cultura popular brasileira.  
Os trabalhos realizados pela artista plástica, todos feitos com papel reciclável, já percorreram mais de 15 países participando de exposições coletivas. Suas obras retratam a cultura popular em suas diversas manifestações e apresentam ao mundo a cultura brasileira, com suas riquezas e pluralidade.”


Cheia de consciência, a artista busca fortalecer o papel de artistas, ativistas e gestores culturais, que desenvolvem trabalhos espetaculares na região e nem sempre tem o reconhecimento e remuneração merecidos. Um grupo de pessoas talentosas que faz a diferença em ações educacionais, de conscientização, de resgate das tradições, entre outras tantas possibilidades. Infelizmente o brilho dessas pessoas todas parece ofuscar o olhar desatento dos dirigentes culturais da região. Independente disso, todos estão há anos com a “mão na massa” desenvolvendo projetos com ou sem recursos e patrocínios.

Em meio a bate papos calorosos, chega a Folia de Reis Estrela da Mantiqueira, cantando suas toadas, falando da tradição, trazendo a todos suas boas intenções para abençoar aquela noite. O grupo tem 07 anos e peregrina por Taubaté e demais cidades do Vale do Paraíba.
A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão. Um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
Além de resgatar e manter a tradição, o grupo Folia de Reis Estrela da Mantiqueira agrega elementos contemporâneos em suas ações.


Após a apresentação da folia, o grupo do bem, todos de mãos dadas passando e recebendo energia, encerra a apresentação com orações e boas intenções aos donos da casa, aos familiares, convidados e para os ausentes presentes em nossos pensamentos.
Fazendo estrondo sob a mesa chega a polenta. Em um tacho enorme acompanhada de um molho saboroso, queijo ralado e pimenta das boas. Tudo uma delicia que foi sendo degustada com muita conversa, troca de ideias e experiências, fechando a noite com “polenta de ouro”.
 

Nossa região possui recantos especiais, pessoas extraordinárias e ações que merecem projeção, espero que um dia as instituições culturais, o poder público e as empresas possam dar o valor e o apoio que nossos artistas locais merecem. Parabéns a todos esses guerreiros.
Foi uma noite especial, agradeço a Dalila por ter nos recebido, a Teresa que fez essa ponte, a Lu, ao Edu Lourenço, Camila Lescura, Ana Paula e a todos que estavam presentes.

Alexandre Malosti  
 
Para saber mais sobre os trabalhos da artista plástica Dalila e a Folia de Reis Estrela da Mantiqueira, acessem os links abaixo.
Blog da artista plástica Maria Dalila
Blog da Folia de Reis Estrela da Mantiqueira

4 comentários:

Marli disse...

Oi Ale, legal seu artigo. Obrigada por nos informar sobre o que acontece no interior. Fiquei com vontade de comer polenta, mas sem a tal pimenta, mesmo que seja das boas.

Ana Paula disse...

Obrigada pelo respeito e consideração.
Adoramos a matéria. Nos estamos super contentes com seu artigo. E principalmente por fazer parte de tudo o que te inspirou naquele momento.
Que Santos Reis ilumine sua vida pra escrever sobre todas as coisas boas que estão a nosso redor. bj e mais uma vez, obrigada!!

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Marli... somos surpreendidos aqui.... imagina essa artista plástica que trabalha com arte e sustentabilidade ja teve seus trabalhos expostos em varios paises da Europa e é praticamente vizinha.. e não a conhecia.... Além dos costumes e da tradição que estão se mantendo, Folia de Reis, polenta.... Muito bom.... E as pessoas batalhadoras pela cultura, pelos trabalhos sociais.. enfim, pessoas incriveis que vale a pena estar perto, .... Beijos e obrigado pelo comentário

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Ana Paula eu que fico super agradecido por poder ter compartilhado daqueles momentos e conhecer você.. já conheço o Edu e a Camila.... e conheci vocês... super bacana... fiquei preocupado em escrever esse artigo, pois não sou jornalista, não tenho formação nessa área.. escrevi pelo que senti, pela emoção que senti e pela inspiração que veio.... Conte conosco para divulgar seu trabalho... E vocês estão de parabéns. espero poder estar junto de todos em várias outras oportunidades... Beijos