domingo, 30 de setembro de 2012

IMAGINAÇÃO FÉRTIL E PERIGOSA



Encontrei essa antiga imagem em um livro sobre arqueologia, descrevendo os significados dos símbolos e seu contexto para a época. Segundo o autor a imagem descreve a adoração dos membros daquela tribo pelo Deus Nyoveds, que representa a abundância e a fartura na caça e agricultura. Ao saírem para caçar os membros da tribo colocam uma máscara de proteção vista em um dos círculos, a representação humana aparece com movimentos de dança oferecendo presentes para a divindade, duas figuras animalescas representam provavelmente suas presas e as árvores que circundam a mandala representam o cultivo, a agricultura. Tudo é descrito de forma cíclica, levando a crer que esses povos antigos já tinham noção de tempo e possuíam seu próprio calendário.

Gostou da descrição da imagem? Pode parar.
Tudo isso foi inventado nesse momento, a imagem não é antiga, fiz ontem em um programa gráfico para me distrair. Durante essa distração comecei a refletir sobre o quanto somos vulneráveis aos fatos do passado, documentos e principalmente interpretações de terceiros. Basta estar registrado em um livro que a maioria acredita sem questionar, tomam como verdade absoluta e não estão abertos ao questionamento e a possibilidade daquela informação não passar de especulação e suposição frutos da mente de outro humano igual a nós.

Hoje isso acontece em nosso dia a dia em propagandas impressas, na TV e principalmente na Internet. Nossa preguiça e o cada vez mais distante raciocínio crítico nos levam a uma condução fácil e manipulação indiscriminada.

E como questionar tudo isso? Como saber se os fatos narrados foram verdades ou viagens de uma mente fértil? Não tenho essa resposta. Creio que quando se fala em autoconhecimento, mergulho interior, é conseguir acessar esses insights, conseguir colocar-se fora do contexto e usar do raciocínio e da intuição para se fazer uma leitura imparcial dos fatos e mensagens.

É difícil sair questionando tudo e nem há necessidade disso, apenas estar mais alerta em relação aos fatos, depoimentos e a própria estória.

Nossa imaginação é fértil e consequentemente perigosa. 

Alexandre Malosti 

7 comentários:

Will Lukazi disse...

putz! confesso que fui conduzido silenciosamente ao erro de forma sofismática e sutil. Um belo texto, amigo Alexandre Malosti que mostra de uma forma bem simples, mas esclarecedora como nossa capacidade de percepção pode ser subjugada quando o que se tem são fatos pretéritos ou afins. Parabéns pela objetividade da leitura e pelos mecanismos simples de raciocínio que faz com que o leitor se impulsione a reflexão visto que o objeto de dedução foi posto de maneira natural e ao alcance de todos.Parabéns! Já estou seguindo.

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Poxa Will valeu.. até ja comentei la no face.... Agradeço novamente sua visita .... e o comentário extremamente elaborado para um texto simples... escrito de forma corrida.... Mas o que queria era isso ai que aconteceu com vc.. conduzir o leitor e depois dar um chacoalho nele
Abraços e obrigad

Jacqueline Mattos disse...

Alê...depois de ler as primeiras linhas e, perceber sua ilimitada facilidade de fantasiar,pensei:"Por que ele não escrever contos??". Certamente, tiraria muitas pessoas do mundo real e estressante...beijos da Jacque.

Jacqueline Mattos disse...

Alê...depois de ler as primeiras linhas e, perceber sua ilimitada facilidade de fantasiar,pensei:"Por que ele não escrever contos??". Certamente, tiraria muitas pessoas do mundo real e estressante...beijos da Jacque.

Wildman Cestari disse...

Caro Alexandre, meus parabéns, acreditei meus que fosse verdade, principalmente, pelo efeito circular que me fez associar ao círculo do uroboros em que se tem a cobra mordendo o próprio rabo, característico do tempo mítico, de sociedades mais arcaicas. Muio genial. Obrigado por esta sensação. Abraços, Wildman..

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Jacqueline que delicia ouvir isso..mas me sinto totalmente incapaz para escrever contos... isso foi uma brincadeira .... um lampejo que tive kkkkkk... Mas fico feliz que tenha conseguido esse objetivo.... com uma linguagem simples, pobre até, ter conseguido conduzir o leitor a essa reflexão... Beijos e vou pensar... quem sabe surge uma historia... kkk Beijos

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Nossa Wildman... super obrigado.... foi uma brincadeira mas com uma seriedade embutida.... penso como é fácil manipular e conduzir as pessoas através da escrita, temos a tendência natural de acreditar em quase tudo que está escrito... risos Abraços e até a próxima