domingo, 9 de janeiro de 2011

VILA SANTO ALEIXO: Símbolo do descaso e da má administração em Taubaté

Taubaté está paralisada e sendo sucateada. Exemplos não faltam para ilustrar sua má administração. Problemas na saúde, educação, trânsito, lixo, falta de planejamento generalizado, promessas que vão sendo empurradas para o próximo orçamento e nunca são realizadas, entre outras tantas situações deploráveis pela qual nossa cidade passa. Irei resumir minha indignação nesse post, elegendo para ilustrar a incompetência que toma conta do município, a Vila Santo Aleixo: símbolo do abandono e do descaso com o patrimônio histórico e cultural de nossa cidade.

A Vila Santo Aleixo, foi construída aproximadamente em 1872, para servir de residência ao eminente senador paulista Joaquim Lopes Chaves, que atuou política e administrativamente em todo o Vale do Paraíba e São Paulo, tendo sido um dos responsáveis pela construção do primeiro Grupo Escolar de Taubaté, que leva o seu nome. De estilo denominado Ecletismo, a Vila Santo Aleixo é um raro exemplar da arquitetura semi-rural, traduzindo em sua existência toda a história de uma sociedade baseada na riqueza provinda da fase cafeeira, com todas as modificações que a nascente tecnologia da época foi capaz de apresentar.
Toda riqueza da época, hoje está substituída por escombros, teto a ponto de desmoronar, goteiras e rachaduras, isso em pleno centro de Taubaté, região nobre, cartão postal da cidade.

Falando em cartão postal, a cidade promove-se como turística e eu me pergunto: O que um turista ao chegar à cidade irá ver? O que irá visitar? Que impressão ele terá? Creio que total frustração. Temos história, Monteiro Lobato, Mazzaropi, Museu Natural e tantos outros locais interessantes, porém, não são bem explorados, cuidados, promovidos. Tudo vai sendo “empurrado com a barriga”, arrastando-se, o que é uma característica da atual administração.
Recentemente, a Câmara de Taubaté aprovou em duas votações na quarta-feira, 08/12/10, que fixa valor de R$ 1 milhão para reforma do prédio histórico Vila Santo Aleixo. Vamos ver se agora acontece algo, antes que o prédio desabe. Estamos tão desacreditados, que mesmo ao saber de uma notícia boa, ficamos na dúvida se algo realmente será feito.
Para quem consegue acompanhar um pouco a mídia local, principalmente a TV Câmara, poderá observar que os vereadores, em sua maioria, sempre apresentam requerimentos solicitando melhorias e benefícios para a população. Requerimentos de dois anos ou mais sem respostas concretas, sem ações. Nossos diretores, que agora serão secretários, são uma decepção na sua grande maioria.
Quem perde com isso, com essa ineficiência na administração pública é a cidade e conseqüentemente todos nós. O atual prefeito foi eleito de forma democrática, o povo escolheu. Mesmo os que o escolheram, não devem ficar calados, intimidados, “erramos” na escolha, mas temos o direito de cobrar promessas de campanha, benfeitorias básicas para nossa cidade.
Política é assim mesmo, porém, não podemos ficar vendo tudo de braços cruzados, como se não tivéssemos responsabilidade por nada, a vida é feita de escolhas, e atual administração foi escolha da nossa maioria. Vamos todos cobrar.
Para quem quiser conhecer mais sobre a história da Vila Santo Aleixo e também assinar um manifesto público, clique aqui.
Alexandre Malosti
Fontes:

2 comentários:

tangram ana paula disse...

É mesmo uma vergonha! Um descaso! temos que realmente estarmos conscientes na hora de votar! Acorda Cidade, está mais do que na hora de unirmos nossas forças e colocarmos pessoas decentes nessa administração! E o descaso e desleixo não é só por aí não...ixxi a cidade inteira grita!

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Taubaté não merece tamanho descaso. Agora aprovaram as secretárias que dá mais autonomia aos responsáveis pelos cargos, com orçamentos próprios. Porém, os secretários são os mesmos diretores incopetentes de antes. Só na próxima administração isso poderá surtir efeito, caso a população vote corretamente. Abraços.